sábado, 28 de abril de 2012

Dificuldades e problemas iniciais da Comunicação Interna





Um dos problemas inicias para a boa Gestão da Comunicação Interna é que o termo comunicação é empregado como se toda informação colocada diante dos funcionários tivesse sido aceita e compreendida por eles, o que nem sempre é verdadeiro. A boa comunicação deve contemplar não apenas o envio da informação ao público, mas também a compreensão do que foi exposto e se o conteúdo foi aceito ou rejeitado, apenas assim podemos afirmar que está sendo desenvolvida a comunicação na organização, com o círculo virtuoso.

O gestor também deve estar ciente de que há uma diversidade de material que “comunica” que não as mídias tradicionais e planejadas, como: fatos relativos a situações recorrentes, problemas ou progressos na direção das metas; idéias, sugestões e experiências; conhecimento relativo a valores, ações e políticas da empresa; lealdades e hostilidades; clima ou ambiente emocional, etc. A comunicação não pode ser pensada apenas dentro do escopo tradicional do boletim, jornais e revistas, mas em todo o ambiente organizacional que ela permeia e no qual se desenvolve formal ou informalmente.

Contextualizando um dos exemplos, se um gestor é considerado exigente de forma exagerada, pelos seus subordinados, gerando hostilidade, isso pode gerar resistência à comunicação, criando barreiras para a o fluxo ascendente.  A hostilidade, o medo e a desconfiança, reduzem o fluxo e aceitação de informações relevantes, também podendo gerar distorções e ruídos na comunicação em todos seus fluxos: ascendente, descendente, horizontal ou diagonal. A suspeita diminui o volume de informações compartilhadas, mantendo funcionários das mais variadas hierarquias em posição de “defesa” perante os demais.

Imagem: Social Network. Istockphoto.com

Assim, após a compreensão da diversidade e do que deve ser a comunicação o primeiro passo a ser tomado pelo gestor deve ser o estabelecimento da confiança. Apenas com confiança recíproca a comunicação pode se desenvolver eficientemente dentro da organização, mantendo todos os canais e fluxos abertos para o diálogo entre as partes, além de contribuir para a aceitação e compreensão da mensagem.

Referência Bibliográfica: Novos padrões de administração. LIKERT, Rensis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário