sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ética e Comunicação Interna


A relação entre o profissional de Relações Públicas e a ética é, cada vez mais, nítida. A função da comunicação organizacional vem sendo pautada em ações éticas, dando mais valores às pessoas; esta evolução mudará a forma de enxergar a liderança organizacional e o público interno, transparecendo a tomada de decisão e dando voz aos colaboradores das empresas, sem distinção. A comunicação organizacional, bem direcionada, estimula a conduta ética, quando aceitam opiniões e observações individuais, independentemente da posição hierárquica que representam na organização.
Comunicação Interna é o conjunto de estratégias que facilitam a comunicação organizacional, atuando nos mais diferentes tipos de fluxos. Exemplos: fornecer oportunidades de comunicação a todo público interno, além de incentivá-los para transmitir as suas opiniões e necessidades, elaborar diferentes maneiras para implantação de ideias e garantir a eficácia do processo de troca de mensagens na organização.
A credibilidade e o comprometimento do público interno são essenciais para que a organização consiga transmitir sua visão, missão e valores. Para garantirmos esta credibilidade e comprometimento, precisamos agir de forma ética. Não existe confiança em ações antiéticas e amorais. "Valores se disseminam com exemplos." - Bruno Chaves, diretor de criação e planejamento da Comunicação InVitro. Precisamos estabelecer uma comunicação que siga os valores e cultura organizacional de forma transparente, para que seja possível colocar os exemplos que disseminamos em prática. A comunicação de caráter cultural é muito importante, e deve ser fundamental dentro da organização, sendo entendida e bem avaliada pelo seu público interno, para que a comunicação dentro da organização seja reconhecida interna e externamente.
É necessário entender que o cenário de atuação da comunicação interna muda de forma devagar e moderada; portanto, iremos nos deparar com situações onde agir de forma não ética seria mais fácil e eficaz, mas como já foi dito, “valores se disseminam com exemplos”, além disso, o Código de Ética das Relações Públicas deve alinhar e estabelecer as decisões de nossa vida profissional.
Em resumo, devemos entender que toda ação de nossa vida profissional será avaliada quanto a nossa moral, mas será pautada pela ética e pela legislação, além de permear os exemplos que devemos demonstrar e seguir, pois a posição de Relações Públicas, na comunicação interna, é de mediação entre públicos organizacionais, lembrando que bons resultados conquistados dentro de casa, são favoráveis para bons resultados com a opinião pública e outros públicos externos.


                    Referência: Baseado em Aulas de Ética e Comunicação - Faculdade Cásper Líbero (Professora: Agatha Camargo)

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